Consultoria de Alimentos

Normas de certificações internacionais em segurança dos alimentos

A Equalisa assessora a sua empresa em todo processo de adequação aos requisitos legais (legislações), aos requisitos de clientes e normas internacionais em segurança dos alimentos. Podemos te auxiliar desde a implantação de requisitos mais básicos como as boas práticas de fabricação (BPF) e seus procedimentos operacionais padrão (POP’s) até procedimentos mais complexos como plano APPCC, programa de alergênicos, gestão de incidentes, Food Defense e Food Fraud entre outros.

Possuímos experiência de mais de 13 anos em adequação de protocolos de qualidade de clientes marcas próprias, como Walmart, Carrefour, Pão de Açúcar e DIA%. A Equalisa possui expertise para auxiliar no processo de implantação de padrões internacionais de qualidade e segurança dos alimentos como a norma FSSC 22000, ISO 22000, ISO 9001, IFS FOOD, BRCGS.

Consultoria de Alimentos

Assessoria junto aos órgãos reguladores e fiscalizadores (ANVISA/MAPA/CETESB)

Auxiliamos sua empresa em todo processo de cadastramento/renovação ou regularização das exigências dos órgãos competentes como Vigilância Sanitária (VISA), Ministério da Agricultura (MAPA), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

Certificações Internacionais em Segurança dos Alimentos

Produzir alimentos seguros, é mais que o atendimento aos requisitos legais e de clientes, é um ato de responsabilidade diante a vida do próximo. As normas de certificações, fornecem a base para a implementação de um sistema de gestão de qualidade e segurança dos alimentos robusto com diversos benefícios, entre eles:

  • Maior competitividade frente ao mercado

  • Redução de devoluções e reclamações

  • Melhora o índice de satisfação interna e de seus clientes

  • Facilita o processo de exportação de alimentos

  • Desenvolvimento de processos e produtos seguros

Equipe capacitada

A Equalisa Consultoria tem uma equipe capacitada para auxilia-lo em todo processo de implementação e certificação de normas internacionais em qualidade e segurança dos alimentos.

Normas INTERNACIONAIS

FSSC 22000

A FSSC 22000 (Food Safety System Certification) é um esquema de certificação composto pela norma ISO  22000 + ISO TS (especifico de cada seguimento) + requisitos adicionais.

Quando falamos em segurança dos alimentos a FSSC 22000, além de ser reconhecida mundialmente, e pelo GFSI (Global Food Safety Initiative) , hoje predomina no Brasil empresas certificadas nesse esquema.

Auxiliamos em todo processo de implantação da norma, desde o diagnóstico inicial, capacitação da equipe e implementação dos requisitos contidos no esquema.

IFS FOOD

IFS Food é uma norma internacional para avaliar a conformidade de produtos e processos em relação à segurança e qualidade de alimentos, reconhecidas pelo GFSI (Global Food Safety Initiative).

A norma IFS Food se aplica aos fornecedores em todas as etapas do processamento de alimentos subsequentes ao estágio agrícola. Os requisitos estão relacionados ao sistema de gestão da qualidade e ao sistema HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), suportados por programas de pré-requisitos, ou seja, as boas práticas de fabricação.

Possuímos uma equipe altamente qualificada para suporte na implementação da IFS Food em sua unidade!

BRCGS

A BRCGS é mundialmente reconhecida nas indústrias da cadeia de alimentos como um dos mais rigorosos padrões de segurança dos alimentos, além de reconhecida pelo GFSI (Global Food Safety Initiative). As exigências do padrão estão relacionadas ao sistema de gerenciamento da qualidade e ao sistema HACCP, apoiado por programas detalhados de pré-requisitos, ou seja, as boas práticas de fabricação.

APPCC

O sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) é uma ferramenta que consiste na identificação e análise de perigos e implementação de medidas de controle para produção de um alimento seguro ao consumo humano.

Este sistema foi criado em 1959 para cumprir as exigências específicas da NASA para o fornecimento de alimentos aos tripulantes de viagens espaciais. Com o intuito de minimizar os riscos de acidentes e intoxicações, a empresa elaborou um sistema de controle de riscos e de pontos críticos na produção de seus alimentos a fim de não comprometer a saúde dos astronautas no espaço.

Além de requisitos legais e de clientes, essa ferramenta é fundamental para as empresas preocupadas com a produção de alimentos seguros.

Food Defense e Food Fraud

Na busca da produção de um alimento seguro as empresas além das ferramentas de prevenção contra contaminações acidentais como o BPF e APPCC devem também implementar programas contra contaminações intencionais como Food Defense e Food Fraude.

Tanto o Food Defense quando Food Fraude consiste em ferramentas que permitem a identificação, análise de vulnerabilidade e implementações de ações contra possíveis atos de sabotagem, sendo food defense sabotagem de origem movida a questões ideológicas e quando tratamos food fraude, relacionados a vantagem econômica.

Receba informações exclusivas

Assine e fique por dentro das novidades

    Não enviamos spam!

    Siga a Equalisa nas redes sociais

    #VemCrescerComAGente